O Kodiaq é o primeiro SUV da Skoda. Foi desenvolvido com base na mesma plataforma dos VW Passat e Tiguan, e oferece uma carroçaria de sete lugares à medida das famílias mais numerosas. O nome tem a ver com um urso que vive no Alaska...
Com 4,7 metros de comprimento, é ligeiramente maior do que o Nissan X-trail e o Peugeot 5008, embora a distância entre eixos do modelo francês seja superior.
HABITÁCULO. Os 2,71 metros de distância entre eixos permitiram desenhar um interior espaçoso, especialmente na configuração para cinco pessoas, já que os dois lugares traseiros (que podem ser escondidos sob a plataforma da bagageira) não são uma referência neste campo e a acessibilidade está longe de ser a ideal, apesar de ser possível deslocar longitudinalmente (18 cm) a fila central de bancos.
O design merece aplausos. É sóbrio mas elegante e é notória a grande evolução das propostas da Skoda ao nível da qualidade dos materiais.
Tomando em linha de conta as 1,7 toneladas do Kodiaq 2.0 TDI, temos de aplaudir o consumo. Realizámos médias na casa do 7,0 litros ao 100 km, um valor mais do que honesto para a relação peso/potência. Para além disso, não nos podemos esquecer que o peso é um facto importante porque é graças a ele que a versão 4x2 pode pagar Classe 1 nas portagens, desde que utilize Via Verde. O 4x4 sofre com as alcavalas (45 073 €) e paga sempre Classe 2.
Mesmo assim, o Kodiaq 2.0 TDI de 150 cv parece mais potente do que na realidade é, e se isso é o melhor elogio que se pode fazer a este bloco, também comprova a eficácia da caixa DSG, que retira todo o potencial do motor, contribuindo para uma condução dinâmica.
Isso é de aplaudir num veículo de carácter familiar, mas são evidentes as concessões que permitem algum rolamento da carroçaria na inserção em curva, um "pecadilho" que era tradicional nas marcas francesas, apesar de hoje já não ser evidente em modelos como o Renault Koleos. Não é uma crítica, é uma constatação, e ainda bem que há propostas diferentes que permitem ao cliente fazer as suas opções...
Ficha técnica
Motor 2.0 TDI
Cilindrada (cc) 1 968
Potência máxima (cv/rpm) 150/4 000
Binário máximo (Nm/rpm) 340/3 000
Velocidade máxima (km/h) 198
0 a 100 km/h (s) 10,3
Consumo médio (l/100 km) 5,4
Emissões de CO2 (g/km) 131
Preço modelo ensaiado (€) 47 910 €
+ FAMILIAR. Sete lugares e uma grande funcionalidade vincam o carácter familiar deste SUV com uma boa relação peço/equipamento.
- COMPORTAMENTO. Num SUV para a família, os engenheiros privilegiaram o conforto em detrimento da condução dinâmica. É uma opção que merece respeito e cada um sabe de si...